A AVMB criou uma solução denominada de Asten Barramento para melhorar o nível de automação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável RDC-Arq.
Quando em um sistema produtor existir um processo em fase intermediária ou em fase permanente ele deverá ser encaminhado para um RDC-Arq.
Três elementos devem ser acoplados ao processo: temporariedade, metadados e cadeia de custódia.
A temporariedade está definida pelo Arquivo Nacional através de códigos de classificação e tabelas de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-fim aprovados pelo Arquivo Nacional.
Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados. Metadados são indispensáveis para a comunicação entre computadores, mas podem ser inteligíveis também por humanos. Todos os dados descritivos de um documento, físico ou digital, sobre autor, data de criação, local de criação, conteúdo, forma, dimensões e outras informações são metadados. Sejam as informações disponíveis sobre um livro no catálogo de uma biblioteca, sejam os dados técnicos extraídos de uma fotografia digital (câmera usada, data de criação da fotografia, formato, tamanho do arquivo, esquema de cor etc.). Metadados são informações estruturadas que auxiliam na descrição, identificação, gerenciamento, localização, compreensão e preservação de documentos digitais, além de facilitar a interoperabilidade de repositórios.
Cadeia de custódia, no contexto legal, refere-se à documentação cronológica ou histórica que registra a sequência de custódia, controle, transferência, análise e disposição de evidências físicas ou eletrônicas. De particular importância em casos criminais, o conceito também é aplicado em litígio civil – e algumas vezes mais amplamente no teste antidoping de atletas e em gerenciamento de cadeia de suprimentos, e.g. para melhorar a rastreabilidade de produtos alimentícios, ou para fornecer garantias que produtos de madeira se originaram de florestas gerenciadas sustentavelmente. No Brasil a cadeia de custódia para documentos nato digitais ou que foram digitalizados está utilizando uma assinatura digital para dar contexto legal.
O Archivematica é um sistema de preservação digital de código aberto, projetado para acesso a materiais digitais com base em padrões e de longo prazo. Ele implementa estratégias que lidam com obsolescência e incompatibilidade de tecnologia para garantir que objetos digitais permaneçam autênticos, acessíveis e utilizáveis no futuro.
O AtoM é um software de descrição arquivística inteiramente baseado na web, multilíngüe, que foi originalmente encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos para tornar mais fácil para as instituições de arquivo em todo o mundo colocar suas propriedades de arquivo online usando os padrões descritivos do ICA.O Dspace foi desenvolvido pela empresa americana DuraSpace e seu objetivo é possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual.