atoM

Plataforma de acesso e difusão

O AtoM é um software livre desenvolvido pela empresa canadense Artefactual Systems que permite a difusão do material de uma instituição.

Foi inicialmente pensado para automatizar a atividade de descrição arquivística e vem evoluindo como solução de acesso aos documentos de arquivo servindo como meio de possibilitar o acesso dos documentos públicos à sociedade, como determina a Lei de Acesso à Informação.

Sua tecnologia consiste em transformar o conteúdo de um documento digitalizado em conteúdo legível por máquina, facilitando e agilizando a recuperação de informações. O usuário pode realizar buscas de palavras e frases no documento, otimizando as pesquisas dentro dos sistemas além dos diversos filtros de pesquisa avançada que a ferramenta possui.

O AtoM foi originalmente construído com o suporte de Conselho Internacional de Arquivos, para incentivar a adoção das normas internacionais. A estrutura desta ferramenta permite a organização do fundo arquivístico do órgão e trabalha com as normas de descrição ISAD(G) e Dublin Core podendo ser adaptado a outras normas.

Considerando que os documentos arquivísticos tem função probatória e informativa, a perda de sua confiabilidade implica na perda do sentido da existência destes documentos. Os sistemas de gestão e preservação devem oferecer mecanismos para verificação constante de sua integridade e autenticidade para informações fornecidas para acesso e que irão gerar confiança ao público alvo. Esta ferramenta também pode proporcionar o acesso ao acervo preservado em um repositório confiável como o Archivematica através dos representantes digitais fornecidos por ele. A política de códigos hash irão garantir que a informação que está no AtoM é a mesma que está no repositório.

Serviços Oferecidos

  • Serviços de Diagnóstico: Realizar modelos de diagnóstico Arquivísticos e de TI com planejamento do fluxo de trabalho de acesso, documentos de estratégia, casos de negócios, escopo de projeto, projetos-piloto.

Como itens inclusos temos avaliação de capacidade, Gestão Documental para SIGADs, planejamento de repositórios arquivísticos de acordo com a Resolução nº 43 do Conarq (RDC-Arq), preservação digital e organização do acervo documental nas plataformas de visualização.

  • Desenvolvimento de software: Análise de requisitos e documentação, arquitetura e design de aplicativos, codificação, QA, AtoM theming, implantação, documentação técnica e de usuário. Buscar atender necessidades específicas do órgão ou unidade, visando: Requisitos Arquivísticos, adequação à legislação, Classificação e Avaliação documental obedecendo as Portarias do Conarq sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade das Atividades Meio e Fim. Utilização de normas de gestão (E-Arq Brasil) e descrição (Dublin Core, Nobrade e IsaD-G).
  • Serviços e desenvolvimento de software para Migração de dados: Apresentam-se duas Modalidades. 1) Migração de versões legadas do AtoM/Archivematica/Dspace, instalando a última versão da Plataforma e migrando os dados da plataforma anterior aplicando ajustes devidos; 2) Importação e migração de qualquer outra base de dados, ainda acessível, seja Access, MicroIsis, WinIsis, DBase, SQL LIKES, etc., para as plataformas em sua última versão, inclusive com a adequação de Metadados que tenham sido utilizados não compatíveis com os Metadados atuais mantendo o estudo de equivalência de metadados entre normas e campos obsoletos.
  • Serviços de Hospedagem: Oferecimento do das plataformas em Nuvem, através da Tecnologia SaaS – Software como serviço: Compreendendo a hospedagem de serviços completos em sua última versão, incluindo hospedagem remota, backup de dados, suporte técnico, atualizações de software, atualizações de software Archivematica/AtoM/Dspace. A cada nova versão que seja liberada pela Artefactual/DuraSpace, a plataforma é atualizada, migrada e disponibilizada para o cliente de forma transparente.
  • Serviços de Recolhimento de Documentos Digitais ou Digitalização para o RDC-Arq (Arquivo Permanente Digital) via Pacotes OAIS SIP: Constitui-se de diagnóstico Arquivísticos, preparação dos Documentos, Elaboração do Termo de Recolhimento, tramitação para aprovação interna pela área Arquivística da contratante, preparação dos Pacotes OAIS SIP com os Objetos Digitais e os Metadados de Descrição Arquivística (26 elementos da ISAD(G) e consideração à NOBRADE do CONARQ), e posterior admissão ao Repositório Arquivísticos Digital Archivematica (RDC-Arq) gerando o Pacote OAIS AIP/DIP.
  • Serviços de Instalação: Instalação local dos softwares Archivematica/AtoM/Dspace seja em ambiente computacional físico ou virtualizado, assim como a instalação feita via remota conforme instruções da contratada de credenciais de acesso.
  • Suporte técnico: Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica /AtoM/Dspace. 
  • Treinamento: Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica /AtoM/Dspace.