Permite a difusão do material de uma instituição
O AtoM é um software livre desenvolvido pela empresa canadense Artefactual Systems que permite a difusão
do material de uma instituição.
Foi inicialmente pensado para automatizar a atividade
de descrição arquivística e vem evoluindo como solução
de acesso aos documentos de arquivo servindo como
meio de possibilitar o acesso dos documentos públicos
à sociedade, como determina a Lei de Acesso à Informação.
Sua tecnologia consiste em transformar o conteúdo de um documento digitalizado em conteúdo legível por máquina, facilitando e agilizando a recuperação de informações. O usuário pode realizar buscas de palavras e frases no documento, otimizando as pesquisas dentro dos sistemas além dos diversos filtros de pesquisa avançada que a ferramenta possui.
O AtoM foi originalmente construído com o suporte de Conselho Internacional de Arquivos, para incentivar a adoção das normas internacionais. A estrutura desta ferramenta permite a organização do fundo arquivístico do órgão e trabalha com as normas de descrição ISAD(G) e Dublin Core podendo ser adaptado a outras normas.
Considerando que os documentos arquivísticos tem função probatória e informativa, a perda de sua confiabilidade implica na perda do sentido da existência destes documentos. Os sistemas de gestão e preservação devem oferecer mecanismos para verificação constante de sua integridade e autenticidade para informações fornecidas para acesso e que irão gerar confiança ao público alvo. Esta ferramenta também pode proporcionar o acesso ao acervo preservado em um repositório confiável como o Archivematica através dos representantes digitais fornecidos por ele. A política de códigos hash irão garantir que a informação que está no AtoM é a mesma que está no repositório.
Realizar modelos de diagnóstico Arquivísticos e de TI com planejamento do fluxo de trabalho de acesso, documentos de estratégia, casos de negócios, escopo de projeto, projetos-piloto.
Como itens inclusos temos avaliação de capacidade, Gestão Documental para SIGADs, planejamento de repositórios arquivísticos de acordo com a Resolução nº 43 do Conarq (RDC-Arq), preservação digital e organização do acervo documental nas plataformas de visualização.
Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica /AtoM/Dspace.
Análise de requisitos e documentação, arquitetura e design de aplicativos, codificação, QA, AtoM theming, implantação, documentação técnica e de usuário. Buscar atender necessidades específicas do órgão ou unidade, visando: Requisitos Arquivísticos, adequação à legislação, Classificação e Avaliação documental obedecendo as Portarias do Conarq sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade das Atividades Meio e Fim. Utilização de normas de gestão (E-Arq Brasil) e descrição (Dublin Core, Nobrade e IsaD-G).
Oferecimento do das plataformas em Nuvem, através da Tecnologia SaaS – Software como serviço: Compreendendo a hospedagem de serviços completos em sua última versão, incluindo hospedagem remota, backup de dados, suporte técnico, atualizações de software, atualizações de software Archivematica/AtoM/Dspace. A cada nova versão que seja liberada pela Artefactual/DuraSpace, a plataforma é atualizada, migrada e disponibilizada para o cliente de forma transparente.
Instalação local dos softwares Archivematica/AtoM/Dspace seja em ambiente computacional físico ou virtualizado, assim como a instalação feita via remota conforme instruções da contratada de credenciais de acesso.
Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica /AtoM/Dspace.
Apresentam-se duas Modalidades. 1) Migração de versões legadas do AtoM/Archivematica/Dspace, instalando a última versão da Plataforma e migrando os dados da plataforma anterior aplicando ajustes devidos; 2) Importação e migração de qualquer outra base de dados, ainda acessível, seja Access, MicroIsis, WinIsis, DBase, SQL LIKES, etc., para as plataformas em sua última versão, inclusive com a adequação de Metadados que tenham sido utilizados não compatíveis com os Metadados atuais mantendo o estudo de equivalência de metadados entre normas e campos obsoletos.
Constitui-se de diagnóstico Arquivísticos, preparação dos Documentos, Elaboração do Termo de Recolhimento, tramitação para aprovação interna pela área Arquivística da contratante, preparação dos Pacotes OAIS SIP com os Objetos Digitais e os Metadados de Descrição Arquivística (26 elementos da ISAD(G) e consideração à NOBRADE do CONARQ), e posterior admissão ao Repositório Arquivísticos Digital Archivematica (RDC-Arq) gerando o Pacote OAIS AIP/DIP.
Oferecerecemos soluções inovadoras e personalizadas, sempre focadas em resultados que impulsionam o sucesso da sua organização.
Descubra a nossa Suíte de soluções totalmente integrada
Agilidade, capacidade e confiança é o nosso propósito garantindo e investindo constantemente em novas tecnologias.
Suporte
Trabalhe Conosco
Política de Privacidade LGPD AVMB – Versão 1.1 09/01/2024
Contato
contato@avmb.com.br
(55) 3025-5592
(55) 9 9642-5030
Rua André Marques 820, 8º Andar – 97010-040 Santa Maria, RS.
© 2024 AVMB – Consultoria e assessoria em informática LTDA. CNPJ: 03.486.598/0001-69