Modelo OAIS

O Open Archival Information System (OAIS) disciplina e orienta um sistema de arquivo dedicado a preservação e manutenção do acesso a informações digitais pelo tempo que for necessário. Em 2003 foi aprovada como norma internacional ISSO 14271:2003.

Conforme a imagem, temos o produtor que se responsabiliza pela submissão do material digital. A entrada pode ocorrer tanto por procedimento automatizado como também por ação humana. A plataforma no momento da admissão realiza o registro de todas as ações e processos administrativos que ocorrem durante o processo e irá garantir a integridade da informação que pertence ao pacote SIP (Submission Information Package).

Já, no processo de armazenamento será apontado todas as transformações pela qual o documento e os metadados passam e os metadados que são adicionados na formação do pacote AIP (Archival Information Package). Neste momento, é atribuído ao pacote uma codificação única persistente e visível aos gestores e auditores.

O objetivo dos metadados é apoiar o acesso e recuperação dos documentos admitidos no repositório. Eles podem ser os básicos como autor, título e data, mas também podem abranger tamanho do download, número de processo, etc.

Toda a informação do metadado vai estar associada ao pacote AIP e será mantida a integridade desta referência. Se ocorrer uma quebra temporária entre os mesmos o sistema será capaz de restaurar a relação corrompida.

O pacote DIP é derivado do pacote AIP e é o resultado de uma cópia autêntica dos originais, o que garante a divulgação da informação desde que haja uma política de registro e acesso. Quando o DIP é preparado, o repositório tem a função de movê-lo para o diretório de Upload DIP, ou seja, neste momento, pode ocorrer o envio direto para uma plataforma de acesso que estiver acoplada. Teremos aqui a viabilidade de rastreamento auditável da relação entre o DIP e o objeto original. O repositório confiável é capaz de demonstrar o processo de construção do DIP a partir de um AIP.